Controlo de acessos

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O controlo de acessos de pessoas é necessário sempre que existem àreas restritas de acesso e por vezes dentro dessas áreas, zonas de acesso ainda mais ou menos restrito ou reservado.
O restringimento de acessos pode ser necessario por vários motivos entre os quais a necessidade de possuir zonas reservadas a trabalhadores, áreas reservadas a proprietáros ou locatários de edificios , áreas de produção sensíveis, salas limpas e laboratórios, zonas sigilosas, parquementos de acesso reservado, áreas militares, zonas de D&Q, etc...
 
Para estas situações existem diversos tipos de equipamentos e sistemas para efectuar o bloqueio/controlo de acessos.
Por norma, a um sistema de controlo de acessos pedonal está associado um equipamento desenhado e desenvolvido para esse sistema de controlo de acessos e que efectua o bloqueio do vão de passagem.
No caso dos equipamentos para bloqueio/controlo de acessos de pessoas, por norma trata-se de torniquete, corredores de acesso ou em determinados casos, portas de segurança que poderão ser em vidro anti bala colocadas em sistema de SAS. Estes equipamentos podem ser accionados manuamente se existe segurança física no acesso, ou através de cartões, tags de proximidade, comandos a distância, pulseiras de emissão de sinal, sistema de leitura biométrica, etc....
Estes sitemas permitem accionar equipamentos colocados nos acessos permitindo assim, por exemplo que todos os utlizadores tenham acesso a um determinado edifcio, mas depois no interior do mesmo restringir acesso por forma a que determinados utlizadores não tenham acesso a certas zonas ou áreas dentro do edificio.
 
 
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O controlo de acessos de viaturas é necessário sempre que existem àreas restritas de acesso e por vezes dentro dessas áreas, zonas de acesso ainda mais ou menos restrito ou reservado.
O restringimento de acessos pode ser necessario por vários motivos entre os quais a necessidade de possuir zonas reservadas a trabalhadores, áreas reservadas a proprietáros ou locatários de edificios , áreas de produção sensíveis, parquementos de acesso reservado, áreas militares, garagens de edificios governamentais, instalações de polícia, zonas de D&Q, etc...
 
Para estas situações existem diversos tipos de equipamentos e sistemas para efectuar o bloqueio/controlo de acessos, com prestações maiores ou menores de acordo com o nível de perigo de ocorrência e forma de eventuais tentativas de intrusão.
Por norma, a um sistema de controlo de acessos de viaturas está associado um equipamento desenhado e desenvolvido para esse sistema de controlo de acessos, de acordo com as necessidades existentes nesse local específico.
 
No caso dos equipamentos para bloqueio/controlo de acessos de viaturas, por norma trata-se de barreiras, bornes escamoteáveis, obstáculos basculantes, redes de travagem, rebeta pneus, etc...
 Estes equipamentos podem ser accionados manuamente se existe segurança física no acesso, ou através de cartões, tags de proximidade, comandos a distância, pulseiras de emissão de sinal, sistema de leitura biométrica, etc...., que permitirão o acesso às viaturas autorizadas.
 
Ressalva-se que em zonas de extrema sensibilidade como acesso a departamentos governamentais, instalações policiais e militares, garagens de bancos, ourivesarias, etc..., o controlo de acessos de viaturas por sí só, não significa, sem o controlo de pessoas, que uma determinada viatura com autorização de entrada na área, não transporta pessoa ou pessoas não autorizadas a entrar nas instalações.
 
Para os casos em que se torna necessário o acesso sómente a viaturas autorizadas, com pessoas credenciadas para entrarem também no edifício, há que combinar o bloqueio/controlo de acesso de viaturas com o controlo de acesso de pessoas.
Nestes casos, por norma, uma vez que podem circular dentro da mesma viatura simultaneamente, mais de uma pessoa, o controlo de acesso automático deve ser efectuado por segurança física às pessoas que circulam dentro da viatura, sendo o elemnto de segurança física a efectuar a abertura manual do equipamento de vedação/controlo do acesso, apos identificar as pessoas.